Pastoral do Batismo: Como é bom servir!

Quando eu recebi o convite para participar da Pastoral do Batismo, através de vários colegas que hoje militam comigo na pastoral, senti aí o chamado de Deus para mais esta missão e aceitei com muito agrado o convite.

Hoje, após mais de 10 anos atuando nesta pastoral, posso dizer que sinto muito gratificado por estar atuando nesta catequese. Sendo o Batismo um sacramento da Iniciação Cristã e o primeiro que nós, cristãos, recebemos em nosso início de caminhada para a vida de participante fiel da Igreja Católica, a minha satisfação e alegria de fazer parte deste processo de evangelização é muito grande.

Receber os pais e padrinhos das crianças e, por vezes os catecúmenos (que são os adultos que desejam o batismo), e poder partilhar com eles, na preparação, nossos conhecimentos e valores deste sacramento, me enche de orgulho e me sinto gratificado a Deus pela oportunidade de estar praticando um momento de evangelização que Jesus sempre nos pede e nos incentiva.

Outra emoção, grande e indescritível, é estar presente e ser participante, do ritual do sacramento, que tornam dezenas de crianças a cada mês em nossa PSCP, filhos e filhas, santos e santas de Deus. Esta acolhida das crianças, me faz lembrar daquela frase que Jesus disse aos Apóstolos, quando os reprimiu dizendo: “Deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino dos céus”.

Em nossa Família Santa Clara da Piedade, o calendário da Pastoral do Batismo, prevê a preparação e a celebração do sacramento do Batismo todos os meses do ano e sempre no primeiro domingo do mês, sendo a preparação de pais e padrinhos realizada no sábado anterior ao dia do Batismo.

Antônio da Mata