Dia mundial das comunicações sociais

No dia 28 de maio, comemoraremos o “51º Dia Mundial das Comunicações Sociais”, para o qual – anualmente – o Santo Padre expressa uma mensagem especial para toda a Igreja. Oportunamente nesse dia, estaremos celebrando a liturgia da Ascenção do Senhor!

O tema, deste ano, é “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43,5). Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”. Escolhido pelo Papa Francisco, o tema para 2017 nos convida a comunicar a confiança e a esperança em nossa vivência, contando as histórias do mundo a partir da lógica da “boa notícia”.

“Na mensagem, Francisco ressalta que o protagonista da boa notícia não pode ser o mal – que nos leva à apatia, ao desespero e a anestesiar a consciência –, mas a solução aos problemas, com um estilo comunicador aberto, criativo e diferente. ‘Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção e, por conseguinte não é uma notícia, e onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser
tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero’”.

Também no comunicado, o Papa encoraja a todos que trabalham neste campo para que comuniquem de modo construtivo, isto é, rejeitando preconceitos e promovendo uma cultura do encontro. Neste sentido, a Família Santa Clara da Piedade junto à Pastoral da Comunicação em comunhão com as demais pastorais, grupos e movimentos, deseja comunicar Deus e a riqueza da vida comunitária. Deseja ser sinal profético da “boa notícia” em toda e qualquer situação. E, claro, você faz parte de tudo isso!