Lectio Divina para a Quaresma

Foi distribuida em nossa paróquia  um pequeno caderno com a leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, como um subsídio extra para nosso período de oração nesta quaresma. 

A leitura orante da bíblia é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida. 

A Lectio Divina é o método de oração a partir do texto da Sagrada Escritura. Em linhas gerais, consiste em ler atentamente a Palavra de Deus, passando em seguida à sua meditação, contemplação e ao diálogo com o seu Autor. A Lectio nos ensina a ter nossa vida centrada em Deus.

Meditar e orar com a Palavra de Deus é uma necessidade do coração e da mente que quer se alimentar de Deus e deixar-se conduzir por Sua vontade divina em cada instante da própria vida. Fazer lectio significa entrar em contato com o sopro de Deus que dá vida ao homem. Em cada Palavra Deus fala comigo, e falando me comunica vida, amor, atenção, providência, afeto.

O dia que começa com a Lectio Divina torna-se dia feito pelo Senhor. A Palavra dá sentido a nossa jornada transformando-a em caminho de conversão e de santidade. 

Se você não teve acesso ao caderno impresso, faça aqui o download deste caderno de estudos: