Querigma, a Igreja, o Catecismo: a missão de anunciar Jesus

O querigma significa o primeiro anuncio de Jesus Cristo a todos aqueles que não o conhecem. É o primeiro passo a ser feito para levar a fé cristã a povos e lugares que nunca ouviram falar de Jesus Cristo e de sua mensagem. Todo anuncio da fé cristã se baseia na pessoa de Jesus Cristo e em todos os seus atos de salvação. Sua ressurreição é o fundamento do cristianismo; sem ela, vazia é nossa fé, e a vida cristã não tem sentido.

“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). O anuncio de Jesus se torna fundamental para a vida da comunidade. Não é possível conhecer Jesus sem o anuncio daqueles que já o conhecem e dão testemunho dele. Se não há ninguém para falar de Jesus, ele deixa de ser conhecido no meio das pessoas. 

A Igreja existe para evangelizar, para anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo. Anunciar sua vida, seus milagres, suas obras de salvação, sua  morte e ressurreição. O querigma é como o primeiro toque de um sino, o mais forte, aquele que inicia o som quebrando as barreiras do silêncio. É anterior a qualquer tipo de organização de estudo sobre Jesus, é anterior à doutrina. É o convite a aderir à pessoa de Jesus, é o primeiro contato com Ele. Cada pessoa tem uma decisão importante para sua vida, ou acolhe ou rejeita sua proposta. 

O anuncio de Jesus é para as pessoas terem uma vida mais feliz, para viver em harmonia com Deus e com os outros. A fé em Jesus Cristo não resolve os problemas de forma mágica, mas mantém a esperança, a força para enfrenta-los. As pessoas que descobrem a alegria do seguimento de Cristo não guardam para si esse tesouro, mas querem repartir com as demais que não possuem o dom da fé em Jesus.

O anuncio de Jesus Cristo consiste no primeiro ato na ação de evangelizar. É fazer as pessoas terem o encontro apaixonante com o Cristo, o Salvador da humanidade. Após a vivência na fé, é o momento de conhecer a pessoa de Jesus Cristo. É a fase da catequese. Ela é o seguimento da evangelização, o momento em que conhecemos a fé, os dogmas, os ensinamentos de Jesus para nossa vida. O querigma e a catequese são dois momentos distintos, mas complementares, da evangelização. Os catequizandos, juntamente com os catequistas, irão aprender a sentir amor por Jesus, colocar a vida nas mãos de Deus e comprometer-se com seus ensinamentos. “Eis que Estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele Comigo” (Ap 3,20).

Na catequese preparamos a comunidade para comungar do pão e do vinho; fazemos memória do sacrifício pascal de Cristo, sua entrega por amor na cruz e sua ressurreição dos mortos. O pão e o vinho consagrados realizam no presente o convívio com o Senhor Jesus que se consumará na vida eterna. Pela Eucaristia, a eternidade de Deus entra no tempo humano. O céu e a terra se encontram em nossas celebrações. A Eucaristia é o banquete de Deus antecipado no tempo atual. 

Em todos os batizados, desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espirito que impele a evangelizar. Em virtude do Batismo recebido, cada membro da comunidade de Deus torna-se discípulo missionário. Cada um dos batizados, independente da própria função na Igreja e do grau d instrução da sua fé, é um sujeito ativo de evangelização. Se uma pessoa experimentou verdadeiramente o amor de Deus que o salva, não precisa de muito tempo de preparação para sair a anuncia-lo; cada cristão é missionário na medida em que se encontrou como amor de Deus em Cristo Jesus.

Certamente, todos somos chamados a crescer como evangelizadores. Devemos procurar simultaneamente uma formação melhor, um aprofundamento do nosso amor e um testemunho mais claro do Evangelho. Encontrar o modo de comunicar Jesus que corresponda à situação em que vivemos. Somos todos responsáveis pela educação da fé de todos os membros da comunidade. São Paulo nos diz que “a meta é nos encontrarmos unidos na mesma fé, de modo a crescer para alcançar a maturidade em Cristo (Ef 4,13)”. Todos somos discípulos missionários: o Catequista é um apaixonado pela educação, pelas pessoas que educa, por sua vocação. Venha ser um Evangelizador Catequista.

Bibliografia:
A Fé Cristã para Catequistas –
Pe. Leonar Brustolin – Paulinas –
São Paulo – 2008
A Alegria do Evangelho – Papa
Francisco – Paulus/Loyola - 2013