Manifestação de Deus: 'Indescritível e único'

Epifania significa aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino. Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo.

Epifania também pode ser considerado como um “pensamento iluminado”, tido como uma inspiração divinal que surge em momentos de impasse e complexidade, solucionando as frustrações e dúvidas sobre determinada angústia. Podemos dizer que se trata de um pensamento ou algo “indescritível e único”.

Muitos religiosos, filósofos, místicos, escritores e cientistas confirmam através de relatos históricos que passaram por algumas experiências epifânicas. No sentido religioso, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Católica, a epifania está diretamente relacionada com a manifestação divina. Portanto, a Epifania do Senhor é uma festa religiosa que é comemorada dois domingos após o Natal. 

Os cristãos consideram três eventos da epifania: a Epifania dos magos do oriente; a Epifania no Batismo de Jesus, com João Batista no rio Jordão; e a Epifania nas Bodas de Caná,
quando acontece a manifestação de Deus pelo milagre da água em vinho.