O Apostolado da Oração em recriação

Há alguns meses foram apresentados três documentos aprovados pelo nosso Papa para a recriação do Apostolado da Oração. Que alegria! A Igreja confia a essa grande família uma nova caminhada. Basta olharmos para o Papa Francisco que podemos perceber que é uma nova caminhada voltada para a misericórdia. Todos os documentos de nada serviriam se os homens não percebessem que Deus em sua misericórdia está em nosso meio, e este projeto que está sendo apresentado quer reavivar exatamente isso: abrir nosso coração e acolher a todos, tanto o pecador como o santo, aquele que está conosco e aqueles que ainda não estão. Nosso olhar, nossa fala, nosso jeito, devem ser iguais ao de Jesus, que se enchia de compaixão diante dos problemas da humanidade. Olhemos para o Papa Francisco, unamo-nos a ele e ao projeto da recriação, que tem como objetivo ser um instrumento para nos ajudar nessa caminhada de vida e santidade.

Desde o início, o AO tem como espiritualidade fundante o amor e a missão; tudo o que fazemos dentro da Igreja nasce da fonte do Coração de Deus. O AO é um  movimento de oração e a partir daí deseja levar o sopro da evangelização para o mundo. Hoje, a Igreja, especialmente pelo Papa João Paulo II, está sendo despertada para um novo ardor missionário, e, com isso, o coordenador mundial do AO pede que seja pensado um novo jeito de evangelizar, um método mais atualizado, que utilize também todos os meios de comunicação. Espera-se que os mais novos, a juventude, possam utilizar muito mais essas ferramentas na evangelização.

Na realidade, a mudança principal precisa acontecer dentro do nosso coração, precisamos ser uma aliança de amor junto ao Coração de Cristo. Dessa forma, deseja-se que os meios de oração sejam resgatados, por exemplo, a partir dos elementos fundamentais que um membro do AO deve praticar: o Oferecimento Diário, Intenções do Papa e exame de consciência/revisão do dia. Nesse processo, o movimento recebe a definição de Rede Mundial de Oração do Papa, sendo o único movimento leigo da igreja católica ligado diretamente ao Papa através das intenções mensais de oração que propõem reflexão e ação para transformar os desafios que a humanidade enfrenta.

Em 2017, a recriação do Apostolado da Oração será o principal tema de formação em todos os encontros forâneos da arquidiocese de BH, visando a melhor compreensão e implantação desse projeto. Roguemos para que o ano de 2017 seja de verdadeira transformação e que Maria seja a luz que guia o Apostolado da Oração, movimento mais tradicional da igreja católica, nos caminhos do Sagrado Coração de Jesus! (Texto adaptado)

Pe Otmar Schwengber